Publicado em

Banzeiro: Cortejo de Verão será neste domingo, 8, em Fazendinha, e ensaios serão reforçados durante a semana

Os ensaios para o Cortejo de Verão do Banzeiro do Brilho-de-fogo serão intensificados nesta semana em razão da proximidade da data da apresentação, confirmada para o dia 8 de julho, domingo, no balneário de Fazendinha. O cortejo faz parte da programação do Macapá Verão, realizado pela Prefeitura de Macapá (PMM) que inicia neste final de semana. Batuqueiros, Cordão das Açucenas e Jardim do Banzeiro, percorrem a avenida principal do balneário às 16h.

Ensaios

O ensaios, que acontecem sempre à sextas e sábados, serão dias 4, 5 e 7 de julho, na praça Floriano Peixoto, a partir das 19h. Na sexta-feira, 6, a coordenação decidiu não realizar o treino por causa do jogo da seleção brasileira na copa do mundo. Batuqueiros que já fazem parte do projeto e novos integrantes são treinados pelos instrutores e aprendem a tocar as caixas e o repertório que será apresentado.

Cortejo

Além dos batuqueiros, mulheres do Cordão das Açucenas e crianças do Jardim do Banzeiro, acompanham o Cortejo de Verão os músicos dos instrumentos de metais e sopro, dançadeiras de marabaixo de grupos tradicionais, e artistas circenses. Eles descem a rua da beira rio em Fazendinha, levando música regional acompanhada do som das caixas de marabaixo, pandeirões de batuque, chocalhos e metais, alegrando e colorindo a programação voltada para veranistas.

É o terceiro Cortejo de Verão que o Banzeiro realiza, e que faz parte do calendário de apresentações, que se completam com os cortejos de fevereiro, no aniversário de Macapá, e de dezembro, no encerramento do projeto. Iniciado em 2014, o projeto valoriza a cultura regional, artistas, compositores e mestres da cultura popular, aproxima a população dos costumes e tradições, e promove um desfile que é uma vitrine viva da cultura amapaense.

Adelson Ramos, coordenador geral do projeto, reforça a necessidade de presença nos ensaios preparatórios, mesmo para os que já estão há mais tempo como batuqueiros. “É importante a interação e participação de novos e antigos batuqueiros para harmonização do ritmo e assimilação do repertório. As camisas para os novos batuqueiros, açucenas e crianças serão distribuídas nos ensaios, e a indumentária completa é uma exigência da coordenação”.

Serviços:

Ensaios:

Dias: 4, 5 e 7 de julho

Local: Praça Floriano Peixoto

Hora: 19h

Cortejo de Verão

Domingo, 8 de julho

Local: Balneário de Fazendinha

Hora: 16h

Mariléia Maciel

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.